Dieta Mediterrânica

Tavira é um concelho marcado por costumes e tradições que têm sido mantidos ao longos dos séculos. Este património torna Tavira um lugar de personalidade singular, motivo que a levou a representar Portugal na candidatura à UNESCO a Património Imaterial da Cultura.

Em 4 de Dezembro de 2013, a Dieta Mediterrânica foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, durante a reunião do Comité Intergovernamental, em Baku (Azerbeijão).

dieta

Mas o que é afinal a Dieta Mediterrânica?

"A dieta mediterrânea é um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições relacionadas com a alimentação humana, que vão da terra à mesa, abarcando as culturas, as colheitas e a pesca, assim como a conservação, transformação e preparação dos alimentos e, em particular, o seu consumo."

A Dieta Mediterrânica e a Saúde.

"O fisiologista norte-americano Ancel Keys (1904-2004) e a sua equipa internacional de investigadores estabeleceram na década de 50 do seculo XX, o conceito medico-nutricional de “Dieta Mediterrânica”. Keys confirmou a importância para a saúde humana dos níveis de colesterol no sangue, do estilo de vida activo, do modelo alimentar e das convivialidades."

Fonte: dietamediterranica.cm-tavira.pt

Contactos

Sede (Santiago): Largo Tabira de Pernambuco s/n, 8800-456 Tavira
Tel. 281 322 452

Posto CTT: Avenida Dr. Eduardo Mansinho, nº17, 8800-301 Tavira
Tel. 281 381 639

E-mail: geral@jftavira.pt