- geral@jftavira.pt
- Sede: 281 322 452
- Posto CTT: 281 381 639
Projeto Lado a Lado
Conheça este projeto de natureza social criado em 2013 pela União das Freguesias de Tavira.
O Projeto Lado a Lado foi criado em 2013, pela União das Freguesias de Tavira, de natureza social, enquadra-se no âmbito da educação social e da animação sociocultural. Tem como objetivos combater situações de isolamento, solidão e exclusão social da população sénior e idosa da freguesia e promover a ocupação saudável e ativa das crianças e jovens nos períodos de férias escolares.
Acompanhe o projeto em www.facebook.com/ladoaladoprojeto
E-mail: ladoaladoprojeto@gmail.com
Telefone: 927 541 647
Séniores e Idosos
Com as respostas sociais, Visitas Domiciliarias e Centro de Convívio, contribuímos para um envelhecimento bem-sucedido, através da ocupação ativa dos tempos livres e do apoio na realização de pequenas tarefas de vida diária, que permitem estimular a adoção de um estilo de vida saudável e o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.
Proporcionamos o convívio, a participação ativa na comunidade, o lazer, a aquisição de novos conhecimentos artísticos, culturais, a partilha de saberes e de histórias de vida, criando relações interpessoais e laços afetivos que fazem toda a diferença.
Atividades no Centro de Convívio:
- Chás dançantes, jogos de mesa;
- Atelier de artes decorativas;
- Ações de sensibilização;
- Ginástica sénior;
- Oficina de informática;
- Visitas e passeios de interesse cultural;
- Atelier de saúde e bem-estar;
- Lanches partilhados
Atividades comunitárias:
- Convívio entre instituições;
- Serões de cinema;
- Teatro;
- Passeios convívio;
- Comemoração de épocas festivas;
Crianças e Jovens
Nos períodos de férias escolares, procuramos promover a ocupação saudável e ativa das crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos, através da realização de Programas de Ocupação de Tempos Livres. Diariamente realizamos um conjunto diversificado de atividades de carácter lúdico pedagógico, solidário, cultural, desportivo, científico e recreativo.
Estes programas abrangem cerca de 50 crianças/jovens por ano e visam estimular o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais, a promoção de estilos de vida saudáveis, a adoção de comportamento de respeito pelo outro, pelo ambiente e pelo património cultural.